Sobre o projeto Um projeto cuja finalidade é sensibilizar os responsáveis pela linha editorial da imprensa brasileira sobre a necessidade de se modificar o enfoque até hoje dado à divulgação de notícias sensacionalistas que fomentam a violência, pela enorme influência que esta exerce na formação das nossas crianças e adolescentes, além do incentivo que dá a comportamentos negativos por parte de pessoas mentalmente despreparadas ou desequilibradas, que são induzidas a reproduzir os mesmos fatos noticiados.
Mau Uso da “liberdade de imprensa”
É notório que o direito de liberdade garantido à imprensa está sendo usado também para privilegiar notícias sensacionalistas em seus traços mais violentos e ultrajantes.
Reprodução dos fatos violentos noticiados
Apesar do desconhecimento do fato pela maioria absoluta da população, pesquisas científicas comprovaram que essa prática contribui para a reprodução dos fatos violentos noticiados.
Toda a veiculação realizada pela mídia influi poderosamente na conduta de significativa parte da população.
É esta uma das causas ocultas de insanáveis prejuízos ao bem-estar psicológico, moral e mental da população.
Efeito Werther
Comprovação científica e aplicação na mídia
“Os Sofrimentos do jovem Werther”, romance de Goethe em que o protagonista se mata após fracasso amoroso, surtiu efeito desastroso, gerando muitos suicídios juvenis em toda a Europa no século XVIII.
Comprovação científica do Efeito Werther
Baseando-se em inúmeras pesquisas e estudos, o sociólogo David Phillips criou o termo “Efeito Werther” em 1974, após comprovadas evidências ao comparar a mortalidade americana desde a Segunda Guerra Mundial e o aumento de suicídios no mês seguinte a ocorrências altamente divulgadas.
Temos incontáveis trabalhos evidenciando a influencia da mídia nas ações das pessoas e podemos comprovar isto facilmente observando as tendências, as modas e modismos.
O que é a publicidade senão o esforço de influenciar o consumidor?
Há como questionar os resultados de uma campanha publicitária de qualidade?
Orson Welles
Em 1938, o famoso ator e cineasta Orson Welles era radialista e fez uma brincadeira em um programa, noticiando que a terra estava sendo invadida pelos marcianos. Vários suicídios aconteceram em função do pânico que se instalou em milhares pessoas. O que as noticias, filmes, novelas e documentários tem promovido nas mentes das pessoas?
Guerra dos Mundos – Orson Welles